13 de maio de 2020 - 3 min de leitura
Salvando alterações locais com o DevTools do browser
Como salvar mudanças no CSS ou HTML direto na sua máquina usando DevTools
Muitas vezes na hora de desenvolver um site ou uma página web, nos deparamos com a necessidade de testar algumas mudanças em propriedades CSS, código HTML ou inclusive no Javascript para validar rapidamente uma mudança.
Para isto podemos usar o DevTools no Google Chrome ou no Mozilla Firefox.
Esta ferramenta que vem junto com os browsers modernos, são uma "mão na roda" para os desenvolvedores na hora de analisar, criar, validar funcionalidades e comportamentos de HTML, CSS e Javascript nas páginas web.
Neste post, vou focar somente na alteração de propriedades CSS em arquivos locais e como salvar as mesmas diretamente do browser, sem necessidade de abrir o código fonte no seu editor favorito.
Isto somente funciona em arquivos locais da sua máquina, não é possível alterar CSS/HTML/Javascript de sites remotos
Google Chrome
Realizar alterações no Google Chrome pode parecer um pouco "complicado", mas não realidade não é, então vamos ao passo a passo.
1. Inclua os arquivos locais no workspace do navegador
No Google Chrome é necessário incluir o diretório com os arquivos do seu projeto web no workspace do navegador. Para isto abra o DevTools e na aba "Sources" clique em "Add folder to workspace"
O navegador, vai solicitar acesso ao diretório que deseja incluir. Uma vez liberado o acesso os diretórios e arquivos devem aparecer no workspace.
2. Selecione o elemento HTML para editar o seu estilo.
3. Edite o CSS na aba "Styles"
Esta forma é mais simples é deve ser a mais utilizada pelos desenvolvedores (pelo menos é a que eu mais utilizo) ;)
4. Visualize e salve as alterações
As alterações são percebidas automaticamente na tela a cada mudança no código, mas é possível visualizar as alterações no código também, (como se fosse o git).
Note que os arquivos alterados ficam com um asterisco (*) do lado esquerdo, então se clicar na opção "Local modifications...", habilita uma nova aba chamada "Changes", onde é possível visualizar as alterações feitas em todos os arquivos do workspace.
Salve as mudanças com Ctrl + S e pronto as alterações serão refletidas no seu filesystem diretamente.
Mozilla Firefox
Realizar estas alterações locais no Firefox é muito mais simples, vamos ver o passo a passo.
1. Selecione o elemento HTML para editar o seu estilo.
2. Edite o CSS
Note que na propriedade do CSS que foi feita a alteraçao, fica uma marca da cor verde do lado esquerdo. Esta é a forma com a qual o Firefox sinaliza as alterações.
3. Salve as alterações
Salvar as alterações é muito simples, basta clicar na aba "Editor de estilos" e na sequência clicar em "Save" do lado de cada arquivo que foi modificado.
Conclusão
Editar CSS diretamente no navegador facilita muito a validação das alterações, poder salvar diretamente do navegador estas alterações no nosso computador local agiliza um pouco o desenvolvimento.
Se tiver dúvidas, elogios, sugestões, deixe seu comentário. Se também curtiu o conteúdo, compartilhe com os seus amigos.
Comentários